“Tem novidade?”. Se você tem loja, certamente essa é umas das perguntas que você mais ouve das suas clientes. Ter sempre produto novo, o famoso “percentual de freshness” do varejo, requer uma boa administração de capital de giro mas, também, uma estratégia de sortimento que faça com que sua loja sempre apresente algo “novo”, mesmo não sendo tãããão novo assim.
Oi?! Calma. Eu posso te explicar.
No varejo de moda, saber apresentar o mesmo produto em diversas opções de uso é uma vantagem competitiva bem grande, tanto para vender, como para investir em estoque. Um dos principais aliados na hora de montar esse sortimento são os famosos “básicos atemporais”. Parece simples, mas você sabe a diferença entre eles?
Exemplo 1: Um cropped liso, branco e de meia malha é básico mas não é atemporal, porque hoje essa modelagem está na moda, mas e ano que vem… será?!
Exemplo 2: Calça jeans é um exemplo de peça atemporal. Ela é usada no mundo inteiro há décadas, por todas as idades, em todas as estações do ano, porém, nem sempre ela é básica, né?!
Exemplo 3: Short clochard jeans é um básico desse verão, mas é uma modelagem que está em alta nas últimas estações. Pode ser que ano que vem mude para ciclista, ou cintura baixa, ou barra desfiada e por aí vai.
Exemplo 4: Tênis branco. Ele pode sim ser um tênis branco “fashion”, com alguma característica específica daquela estação, mas os modelos mais simples são atemporais e usados em diversos looks de várias idades, por homens e mulheres também há décadas.
Agora que você sabe a diferença entre básico, atemporal e básico atemporal, veja como essas peças “preenchem” o sortimento da sua loja, dando vida nova a produtos em diferentes momentos do seu calendário comercial.
Vou te mostrar dois cenários que vejo todos os dias nas lojas que revendem PóliBóleBuu:
Estamos no 1º dia do mês e a dona da loja do cenário 1 acabou de receber a mercadoria que ela comprou: 5 conjuntos. Ela se preocupou em escolher as cores que ela mais vendia na loja, em ter opções de saia, calça e short, manga curta e manga longa.
Na vitrine da loja, cabem dois manequins, então ela pode montar muitas opções durante os próximos 60 dias, até chegar o novo pedido com modelos diferentes.
Já no “Cenário 2”, a dona da loja comprou as mesmas peças do “Cenário 1”, porém, ela tem em seu sortimento peças avulsas, básicas, que coordenam com muitos modelinhos. Veja abaixo como as opções de novidades desta loja parecem muito mais atrativas e podem ser mudadas com frequência, dando ao estabelecimento sempre uma cara de “tem coisa nova”.
Nas imagens montamos 15 lookinhos diferentes que a loja conseguiria montar tendo apenas 5 peças básicas da PóliBóleBuu: 2 calças em malha jeans, 1 saia calça, 1 camiseta com frase e 1 blusinha branca. As combinações podem ser infinitas e essas peças ajudam em vários momentos comerciais do seu ponto de venda.
Entendendo esse raciocínio, você consegue enxergar melhor a estratégia por trás das peças que desenvolvo na PóliBóleBuu. Em resumo, 80% da coleção é básica e atemporal, sigo fabricando desde que a marca nasceu em 2016 NON-STOP pois, independente do que está na moda, essas peças sempre se encaixam no guarda-roupa das crianças.
Os outros 20% da coleção são peças com um leve toque de moda, uma modelagem que está mais em alta (jogger, por exemplo), uma cartela de cores que marcam a estação (cores neon nesse semestre) ou aviamentos que fazem a cabeça das clientes no período (botões de madeira e patches foram alguns que usamos nos últimos meses).
Apostar numa peça básica e atemporal é ter a certeza que ela vai compor muito bem com todos os outros produtos de outras marcas que você tem na sua loja. Essa “mistura” é única e feita por você, pela sua escolha de sortimento. Essa montagem de lookinhos pode ser o seu grande diferencial! Pense nisso! Conjuntos prontos vendidos pelas grandes malharias do país estão sendo vendidos iguaizinhos em diversos pontos de venda, já o “conjunto” que você montou com as opções que tem na sua loja, SÓ VOCÊ TEM.
Pensem nisso! Diferencial competitivo: o SEU sortimento é único. E ele molda a sua imagem de marca.
Além disso, venda a sua cliente que uma peça básica e atemporal vai ajudá-la a:
- – Ganhar tempo na hora vestir o filho dela
- – Dar um presente que com certeza a pessoa vai usar
- – Reutilizar a peça em outras crianças da família e dos amigos
- – Otimizar a compra de peças, uma vez que combinam entre elas
- – Balancear qualquer lookinho com peças mais fashionistas
Gostou de saber mais sobre montagem da coleção e estratégias de escolha de sortimento?
Eu gosto muito de compartilhar esse bastidor com vocês! Me contem: vocês montam estratégias na hora de comprar as peças da loja? Como vocês fazem? Deixem aqui nos comentários para podermos discutir.
Até mais!
Um beijo,
Carol Sandrini