Sim, é isso mesmo que você leu: Gruyéres. Além de ser esse queijo icônico e maravilhoso espalhado pelo mundo é também o nome dessa vila medieval que vai transportar você e suas crianças para uma viagem no tempo.
Saímos de Genebra, onde estávamos hospedados, para um passeio de bate e volta. A estrada é bem tranquila e ainda fomos parando em locais bem legais para as meninas não cansarem de ficar dentro do carro. São 121km de trajeto que podem ser feitos em uma hora e meia, mas como fomos passeando, demoramos mais.
A chegada no vilarejo medieval é linda pois é cidade é bem pequena e tem as clássicas vaquinhas suíças soltas nas fazendas. O dia estava lindo e as paisagens são de babar.
Como estávamos de carro alugado, paramos no estacionamento privado da cidade medieval que fica bem em frente à entrada. Para subir até ela, é uma caminhadinha bem rápida, porém íngreme. Dá para subir com carrinho de bebê caso seja o seu caso, sem problemas.
Passar pela entrada e ver todo esse cenário foi muito incrível para mim. Apesar de pequena, a vila é extremamente charmosa e tinha até algumas partes na sombra com neve (as meninas piram, né?!). Achei que para as crianças poderia ser um pouco entediante, mas há tanto para ver. Os olhinhos delas não paravam. Melissa e Marina estavam com 5 anos e se mantiveram interessadas por tudo. Corriam, apontavam. Para mim foi uma grata supresa.
Como não poderia deixar de ser, almoçamos na vila um fondue de queijo Gruyéres (ah vá?!). A experiência foi uma delícia pois a refeição em si já é uma brincadeira para as crianças. E o sabor para os adultos foi inexplicável, além da maioria dos restaurantes de lá terem sacadas para uma paisagem linda das montanhas de fora da vila. Vale a pena curtir cada minuto. Nossa refeição durou mais de duas horas pois ninguém queria sair de lá. Cena de filme mesmo!
Finalizamos o passeio andando no fim de tarde com as meninas. Elas, pela primeira vez na vida, viram um poço dos desejos e fizeram seus pedidos. Estavam muito concentradas e levaram a tarefa a sério. A gente que é mãe sabe que, com eles, tudo fica mais lúdico e mágico.
No caminho de volta, até tentamos parar em mais locais para passear, mas as meninas capotaram no carro e já estávamos todos cansados. Realmente um passeio lindo que eu encorajo muito para irem com crianças. Não tenham o medo que eu tive. Elas se divertem muito apesar de não ser um destino especificamente infantil.
Me conta: você já conhece alguma vila medieval? Acha que seus filhos gostariam de conhecer? Vou adorar conversar com você sobre isso. Me escreve aqui nos comentários.
Um beijo e até a próxima,
Carol Sandrini J