Receitas de Bolo sem açúcar para bebês e como manter uma alimentação saudável

Por recomendação dos médicos pediatras, é indicado que as crianças só experimentem bolos sem açúcar até completarem 2 anos.

Se você está procurando algo para fazer em sua casa, veja abaixo algumas receitas de bolos que não levam açúcar que podem ser feitas tranquilamente em meio às demandas do dia a dia ou para aniversários, por que não? Essas receitas são versáteis, muito fáceis e rápidas. Além disso, funcionam bem para cupcakes/minicakes. Confira!

Aqui você também vai encontrar informações sobre a importância do incentivo a uma alimentação saudável na infância.

Receita de bolo de banana

  • 4 ovos
  • 4 bananas
  • 1 xíc de passas
  • 1/2 xíc de azeite
  • 1 xíc de aveia em farelo
  • 1 xíc de aveia
  • 2 colheres de fermento em pó
  • Canela

Método de preparar:

  1. Misture tudo no liquidificador, os ovos, as bananas, as passas e também o azeite.
  2. Coloque essa mistura em uma tigela com o farelo de aveia, a aveia, o fermento e a canela.
  3. Após combinar a massa, despeje em uma forma de bolo, ou em uma forma de cupcake previamente untada e enfarinhada.
  4. Leve ao forno em 180 graus por trinta minutos (em uma forma de cupcake) ou quarenta minutos (em uma forma normal).

Receita de bolo de maçã

  • 3 maçãs de tamanho médio
  • 1 banana prata madura
  • 2 ovos
  • 200g de aveia
  • 1/3 xíc de azeite
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de fermento

Método de cozimento

  1. Ponha as maçãs e as bananas picadas no liquidificador.
  2. Acrescente o óleo e também os ovos.
  3. Misture tudo até ficar homogêneo e cremoso.
  4. Coloque em uma tigela e adicione a aveia, a canela em pó e misture.
  5. Despeje o fermento no bolo e ponha em uma forma untada com azeite e aveia.
  6. Asse até perceber que o mesmo ganhou a consistência desejada.

Importância da alimentação saudável

Alimentar-se adequadamente desde a infância é essencial para assegurar bons hábitos na vida adulta e permitir que se viva com mais qualidade, saúde e bem-estar.

A infância e também adolescência são períodos de aprendizado onde todos enfrentam diversas mudanças. Uma delas são os hábitos alimentares, e a conscientização sobre a pertinência e as vantagens de uma alimentação saudável desde cedo, sendo uma etapa natural e prazerosa.

O que é comida saudável?

Alimentação saudável consiste naquela que assegura o fornecimento de todos os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo como carboidratos, proteínas, fibras, gorduras, cálcio, vitaminas e dentre outros minerais. Associados, esses compostos estão envolvidos no desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo. Além disso, através da alimentação, o corpo recebe energia para as tarefas diárias como jogar, estudar, etc.

Na infância, é quando se dá o passo inicial para uma vida mais longa e com maior prosperidade, especialmente a partir da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Segundo o Ministério da Saúde é essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, é o passo inicial na prevenção da obesidade infantil, um dos mais preocupantes problemas de saúde atualmente no país: no Brasil, 9,4 % das meninas e 12,4 % dos meninos são tidos como obesos segundo as determinações aceitas pela OMS para a categorização da obesidade na infância.

Ensinando uma criança a comer de maneira saudável

Compreendemos que é um desafio tremendo fomentar nas crianças atitudes saudáveis voltadas à alimentação. Para te auxiliar nessa tarefa, nós da PóliBóleBuu separamos dicas de como promover uma alimentação saudável com os pequeninos.

Torne-se um exemplo

Os pequenos acabam aprendendo muito sobre comida observando os pais, por exemplo. Portanto, a família tem função essencial no processo de aprendizagem da pertinência de se manter uma alimentação saudável. Os familiares mais próximos e os pais devem ter cuidado para não favorecer um ambiente propício à alimentação excessiva ou ao sedentarismo.

Defina um horário para as refeições

Estabelecer algumas determinações e costumes na hora das refeições é uma boa maneira de dialogar com as crianças sobre o assunto, além de demonstrar as diferentes alternativas de alimentação saudável para cada hora do dia. Nesse momento há a possibilidade de especificar o que pode ser consumido no lugar do refrigerante, por exemplo, e igualmente advertir sobre a importância de não incorrer em excessos.

Não utilize alimentos saudáveis ​​como meio de punir

Pesquisas indicam que alimentos pouco apetitosos (como hortaliças) são frequentemente apresentados como forma de coerção e punição para os pequenos comerem. Alimentos ricos em açúcar, sal, e gordura são ofertados em um contexto positivo, como prêmios ou em festividades. Consequentemente, isso acabará levando ao aumento do gosto por esses alimentos e fará com que as crianças abandonem outras opções saudáveis.

Apresente alimentos saudáveis ​​de forma criativa

Muitas cores e diversão. Faça com que seu filho experimente um menu divertido e descolorido. Por exemplo, você pode produzir um padrão ao fornecer o alimento no prato. Vale igualmente combinar os alimentos que a criança gosta com aqueles que ela ainda não conhece. Certos pratos costumam agradar às crianças e auxiliam na diversificação da alimentação.

Fonte das fotos: Pinterest

Vantagens da alimentação saudável

Além de garantir mais disposição e energia, uma pessoa que se nutre de forma saudável tem menores chances de sofrer de algumas patologias, como obesidade, artrite, câncer, anemia, pressão alta e hipertensão. Isso devido ao fato do consumo consciente e equilibrado de bons alimentos fazer bem para o corpo e atuar sobre a mente também, deixando-a mais disposta e focada.

As vantagens são diversas e só agregam no tocante a qualidade de vida, pois igualmente há a possibilidade de diminuir ou preservar o peso, fortalecer os ossos, regular o intestino e melhorar a qualidade do sono.

Conheça a PóliBóleBuu

A PóliBóleBuu ama o universo infantil. Abordar temas como passeios, alimentação, tendências e dia-a-dia da maternidade é algo que está integrado à nossa marca, pois vestindo nossas peças, as crianças interagem com o mundo de forma confortável e muito descolada.

Obrigada pela visita e comente o que achou dessas dicas e receita! Se fizer, não deixe de postar nas redes sociais e nos marcar @polibolebuu.roupadecrianca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *